terça-feira, 15 de novembro de 2016

A ORIGEM DO SIRIRI E CURURU

CURURU é uma Dança folclórica regional típica da região Centro-Oeste (especificamente no estado de Mato grosso), mas originária de São Paulo. Também pode ser somente cantada, com dois violeiros a disputar versos e repentes. No Centro-Oeste é típica das festas dos santos padroeiros, principalmente do Divino Espírito Santo e de São Benedito o Cururu é uma dança de homens, com cantos de desafios que narram fatos bíblicos sobre o santo que está sendo homenageado.
Tem como acompanhamento instrumental duas violas de cocho, um ganzá ou carcachá (reco-reco de bambu), garfo e prato de ágata e é mais comumente dançado entre junho e agosto.
Dez ou vinte homens formam uma roda no sentido horário. O pé direito dá um passo, o esquerdo encosta atrás. Depois, o direito encosta atrás, e assim por diante.
Há várias hipóteses para a origem do cururu. Alguns pesquisadores afirmam que é uma dança de origem tupi-guarani, de função ritualística. Outros a consideram uma dança que recebeu igual influência do misticismo indígena, dos ofícios jesuítas e dos negros africanos. Inicialmente como dança de roda e usada pelos jesuítas na catequese, foi evoluindo para dança de festa religiosa e atualmente pode ser só cantada, em versos e desafios. O cururu só ficou nacionalmente conhecido quando foi levado como espetáculo ao público, por Cornélio Pires, em 1910. Hoje, como outras tradições folclóricas, está deixando de ser passada para as novas gerações.
A origem do nome também é controversa. Há duas teorias: uma, que diz que vem de "caruru", uma planta que era cozida com o feijão servido antes do início das orações e da dança; e outra que remete a origem ao sapo-cururu.





SIRIRI é uma dança folclórica da região Centro oeste do Brasil e faz parte das festas tradicionais e festejos religiosos. A música fala das coisas da vida de forma simples e alegre. Como instrumentos musicais, acompanham a viola de cocho, o carcacha (ganzá) e o mocho ou tamboril. A origem do termo siriri é incerta.
expressão corporal e a coreografia transmitem o respeito e o culto à amizade, por isso é conhecido como dança mensagem.
Ela é dançada com vários passos, como o dos homens, colocam os braços nas costas enquanto as mulheres mexem sua saia.Há vários outros movimentos como o de que eles parecem estar brincando.
É praticada por crianças, homens e mulheres especialmente nos seguintes lugares:
  • Mato Grosso: nas cidades e na zona rural da Região Metropolitana de Cuiabá (caracterizada por 111 municípios: Cuiabá, Várzea Grande, Nossa Senhora do Livramento, Poconé, Santo Antônio de Leverger, Barão de Melgaço, Acorizal, Rosário Oeste, Barra do Bugres, Jangada, Nobres, Chapada dos Guimarães, Nova Brasilândia e Tangará da Serra), além do Pantanal norte.             


    Grupo de Siriri Flor Ribeirinha de São Gonçalo Beira Rio

    Preservar as raízes de nossa cultura popular, valorizando o temos de mais característico, é tarefa daquele que ama realmente a nossa terra. O espetáculo é o culto a tradição, retratando a nossa cultura regional”, afirma Domingas Leonor, dirigente do Flor Ribeirinha.

3 comentários: