No dia 10 de Outubro de 2016, na escola estadual Júlio Muller, ocorreu uma entrevista sobre a cultura de Mato grosso e de Barra do Bugres. Os entrevistados são: senhor Manuel João, morador de Bara do bugres e grande conhecedor da cultura local, e Maninho,morador de Barra do bugres, sempre esta presente nos eventos culturais no estado de Mato grosso e Representante do grupo de Siriri e Cururu de Barra do Bugres, chamado Me Chama Que Eu Vou.
Os alunos do terceiro ano do período matutino, fizeram varias perguntas, que foram todas respondidas pelos entrevistados.
Se inicia a entrevista:
Senhor Manuel, como surgiu o Siriri e o Cururu?
Manuel João: Antigamente, havia muitas festas, na maioria das vezes religiosas, então surgiu o siriri e o Cururu como uma forma de diversão. No cururu cada personagem tinha seu papel, o povo dançava e os cantores, simplesmente, cantavam até o amanhecer.
Como se Pratica o Siriri e o Cururu?
Manuel joão: Bom, o Siriri é praticado usando os instrumentos musicais, viola de cocho, o carcacha (ganzá) e o mocho ou tamboril. Já o Cururu é dançado em forma de roda, ou seja, dançado no sentido circular.
Maninho, o Cururu em todas as regiões é praticado do mesmo jeito ?
Maninho: Não, em cada região é diferente, por exemplo, em Cáceres e Poconé é mais rápido do que em outras regiões.
Como você vê a poaia no cenário cultural de Mato Grosso?
Maninho: Bom, a poaia tem grande relação com a cultura do nosso estado, pois é uma das grandes riquezas, mas devido o seu grande valor comercial, os desmatamentos e a extração ilegal, esta cultura esta quase se acabando!
Senhor Manuel, só pra finalizar, como o senhor vê a cultura daqui algum tempo?
Manuel João: COMO A FALTA DE INTERESSE HOJE É MUITO GRANDE. DAQUI ALGUM TEMPO, INFELIZMENTE, A CULTURA VAI ACABAR!
"Quando você desenvolve a cultura, multiplica o espaço para vozes que refletem sobre os problemas da sociedade. Se o Ministério da Cultura funcionar, a criticidade da cultura brasileira dará grande contribuição ao desenvolvimento democrático do país." - Francisco Weffort
Nenhum comentário:
Postar um comentário