terça-feira, 15 de novembro de 2016

INSTRUMENTOS UTILIZADOS NO SIRIRI E CURURU

Para a cantoria do Cururu utiliza-se a viola de cocho,  e o ganzá. Já para o SIRIRI são utilizados o GANZÁ, o RECO-RECO – chamado também de carcachá ou cara crachá .


 A VIOLA DE COCHO é um instrumento típico de Mato Grosso.  È  feita  artesanalmente, de um tronco de madeira inteiriça e ainda verde, de preferência, tipo, sarã de leite, por exemplo. É aplicado um molde com o formato da viola nesse tronco, para que o artesão possa delimitar o espaço onde deve esculpir o tronco, fazendo o contorno do instrumento externamente. Em seguida ele irá buscar contornar o instrumento pela parte de dentro. A obra estará pronta quando as paredes ficam bem finas e o tronco ganhou a forma de um cocho propriamente dito.
                                  


O GANZÁ é um instrumento musical medindo de 40 a 70 cm, feito de bambu com ranhuras no sentido transversal ao comprimento. As ranhuras são friccionadas por uma baqueta, pedaço de pau, garfo ou até mesmo pedaço de osso de costela de boi. São feitas também de 3 a 4 rachaduras no sentido longitudinal do bambu, dependendo do diâmetro deste, para que o som não saia abafado. O instrumento é tocado movimentando-se um osso de costela bovina de cima para baixo e de baixo para cima. É semelhante ao reco-reco, sendo tocado para acompanhar o cururu e até o rasque ado onde o número de violas de cocho é sempre maior, pois o som do ganzá é muito alto
                                        


Reco-reco ou dikanza (também conhecido no Brasil por: raspadorcaracaxá ou querequexé[ é um termo genérico que indica os indiofones cujo som é produzido por raspagem. Há dois tipos básicos de reco-reco. O brasileiro, que é feito de aço, e o de madeira de origem angolana, muito comum em estilos de música latino-americanos como a cumbia e a salsa. Este último é constituído de um gomo de bambu ou uma pequena ripa de madeira com talhos transversais. A raspagem de uma baqueta sobre os talhos produz o som.


                                       



De origem indígena, , os instrumentos  utilizados no cururu e o siriri não foram registrados em livros, nem em museus. Eles foram passados de geração para geração, de pai para filho, e vem  mantendo a sua sobrevivência  a  professores que  tem passado a cultura para os alunos. 



2 comentários:

  1. TINNINITY - Titanium Darts
    We created TINNITY to perfect for your kitchen and omega titanium patio. It has the same high quality as joico titanium the columbia titanium boots original. Our TINNITY titanium security is crafted with natural ingredients $4.49 · titanium alloy nier ‎In stock

    ResponderExcluir